Encontro com o MAE

A convite do recém criado Movimento de Acção Ecológico (MAE) e da ProTejo, no passado dia 24 de julho, em Vila de Rei, estiveram reunidas cerca de 30 pessoas para debater a intenção do governo de construir mais uma barragem “com fins ambientais” e de um túnel de 50 km do Cabril até Belver para desviar água de onde a não há.
O futuro passa pela adaptação: aprender a viver com menos, com menos água, com menos desperdício. Medidas como a adaptação dos solos a outras culturas, o reaproveitamento de águas e uma utilização cuidada e regrada deste bem precioso são parte de um futuro sustentável e esperançoso.

Houve ainda tempo para discutir o tema da floresta com o Eng. José Pais, que com um contributo incrível demonstrou a condenação que todos vivemos ao permitir que a floresta seja constituída por monoculturas de eucaliptais e pinhais. Os benefícios económicos e sociais de uma floresta rica em biodiversidade e multifuncional são grotescos.

O tema da Água e da Floresta deram mote a este primeiro Encontro, no qual surgiram fortes contributos para a luta que se fará contra as pretensões governamentais no rio Tejo e afluentes e por uma floresta rica e biodiversa.

Por Rios livres, por Rios para todas as pessoas e não à mercê de Interesses de alguns!
Por uma floresta resiliente e em prol das populações!

Obrigada à proTejo, ao José Pais e a todas as pessoas que estiveram presentes.

Leave a Reply